segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Marcos Pontes

Novembrada - 30 Anos


Novembrada é o nome pelo qual ficou conhecida a grande manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militarimplantado em 1964 no Brasil, ocorrida no movimentado centro de Florianópolis em 30 de novembro de 1979.
Vivia-se o período da "Abertura". Cogitava-se que o presidente que sucederia General João Figueiredo seria civil, mas escolhido em eleições indiretas.
Em tal dia, o General Figueiredo foi à capital Catarinense para participar de solenidades oficiais, como o descerramento de uma placa em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto. Além disso , conhecer o projeto de criação de uma indústria siderúrgica para posterior liberação de recursos financeiros necessários à sua implantação.
A recepção ao presidente-general foi organizada pelos Arenistas Esperidião Amim e Jorge Bornhausen (ambos ainda participantes no meio politico nacional)que tentaram de todas as formas camuflar o ambiente hostil que se formou na cidade. Funcionários públicos foram constrangidos a ir à praça recepcionar o presidente e também a comprar ingressos para a churrascada organizada pelos Arenistas. Traçou-se um paralelo entre o atual General presidente e o Marechal de Ferro, que deu o nome à cidade . Ao Marechal Floriano vinha sendo atribuída a prática, à sua época, das mesmas arbitrariedades que as do regime militar vigente. Este enfoque histórico era difundido nos meios estudantis locais, granjeando adeptos para uma proposta da troca do nome "Florianópolis" pela denominação anterior - "Desterro". Embora seja corrente afirmar que a placa em Homenagem a Floriano Peixoto foi o estopim, muitos participantes da manifestação deixam claro atualmente que o descontentamento era mesmo pela ditadura, levando em conta o constante aumento do custo de vida, em especial dos combustiveis.
Após ser recepcionado no Palacio Cruz e Sousa, Figueiredo dirigiu-se ao "Senadinho", tradicional ponto de encontro no centro da cidade. Neste pequeno trajeto entre o Palacio e o café, Figueiredo foi hostilizado e dispôs-se a discutir. Na praça 15 de Novembro, Figueiredo foi recepcionado por uma manifestação estudantil, com cerca de 4 mil pessoas, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. A manifestação foi abafada pela Polícia Militar, resultando em muita confusão e violência e na prisão de sete estudantes que foram indiciados pela Lei de Segurança Nacional. Nas semanas que seguiram várias manifestações foram organizadas exigindo a libertação dos estudantes presos. Algumas contaram com até 10 mil pessoas (número bastante relevante se comparado com o total da população florionopolitana na época). A TV Cultura, e a atual TV Barriga Verde, que fez a cobertura da reportagem, teve todo o material apreendido.

O episódio está descrito no livro Revolta em Florianópolis, do cientista político Luis Felipe Miguel (publicado pela Editora Insular em 1995) e depois virou um curta-metragem - Novembrada (de Eduardo Paredes)- , premiado pelo Festival de Gramado, em 1996.


Fonte: Wikipédia



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Primeira Vinheta do SBT (TVS, 1981)

Sistema Brasileiro de Televisão

O Nascimento do SBT




Inauguração da TV TUPI

Vinhetas de Tv

A TV TUPI era a globo de antigamente; e faliu abre o olho GLOBO


Constituição de 1824

A primeira constituição do Brasil, confira um trecho com português usado na época





 EM NOME DA SANTISSIMA TRINDADE.


TITULO 1º
        Do Imperio do Brazil, seu Territorio, Governo, Dynastia, e Religião.
        Art. 1. O IMPERIO do Brazil é a associação Politica de todos os Cidadãos Brazileiros. Elles formam uma Nação livre, e independente, que não admitte com qualquer outra laço algum de união, ou federação, que se opponha á sua Independencia.
        Art. 2. O seu territorio é dividido em Provincias na fórma em que actualmente se acha, as quaes poderão ser subdivididas, como pedir o bem do Estado.
        Art. 3. O seu Governo é Monarchico Hereditario, Constitucional, e Representativo.
        Art. 4. A Dynastia Imperante é a do Senhor Dom Pedro I actual Imperador, e Defensor Perpetuo do Brazil.
        Art. 5. A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior do Templo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tecnologia na Escola

Muitos reclamam que a sua escola não tem opção tecnológica, ou seja, computadores, multimídias entre outros. Temos que analisar que não adianta ter computadores e recursos tecnológicos nos colégios se não for usados com sabedoria e inteligência. Não adianta ter todos esses recursos e usá-los de forma arcaia.

domingo, 22 de novembro de 2009

Muito Cuidado ao Assistir a TV GLOBO




Assista ao vídeo completo e tire suas próprias conclusões, a rede Globo de televisão é o pior lixo que existe neste país, não digo na questão dos programas, mas sim em interferir na vida do brasileiro.
Neste vídeo você pode ver que enquanto havia 1 milhão de pessoas nas ruas brigando contra a ditadura (as diretas já), a globo mostrava o aniversário de São Paulo.
Também você pode perceber neste vídeo que enquanto Lula em 1975 se elegia presidente do sindicato dos metalúrgicos Collor se casava com uma parente de Roberto Marinho, não é atoa que ele venceu em 1989 as eleições para presidente.
Fora essas questões á uma que me intriga há muito tempo. Todos nós sabemos que a globo é extremamente católica, até ai tudo bem, mas chegar ao ponto de não mostrar os eventos evangélicos é demais, quer exemplos?
Todos os anos em São Paulo cerca de 1 milhão de pessoas saem nas ruas na famosa "Marcha para Jesus" (quero lembrar que não sigo nenhuma religião) e a globo somente este ano no 17º que acontece o evento foi mostrar na TV, intrigante não acham?Aqui em Santa Catarina há 30 anos existe o Gideões Missionários em Balneário Camboriú, que em pleno inverno trás mais turistas que no verão (Balneário Camboriú é a cidade catarinense mais visitada no verão em Santa Catarina), somente ano passado é que a grande maioria ficou sabendo que existia tal congresso evangélico, pois foi quando a RBS filiada da Rede Globo nos brindou com a notícia. Outra coisa é o total descaso com a música evangélica, todos conhecem o Regis Danesi (aquele da música "cuida da minha casa, cuida minha vida, mexe com minha estrutura..." eu acho que é assim a letra, se tiver errada me desculpem), pois é sabia que ele vendeu 1 milhão de discos em plena época dos downloads? Resumindo é um dos cantores que mais venderam discos no MUNDO, aí eu te pergunto. Já viu esse cara no Faustão?Já viu ele no Fantástico? É claro que não, talvez depois que este post esteja no ar e algum puxa-saco avise a Globo e eu vá preso por repressão da "toda poderosa", aí sim eles veiculem algo sobre os evangélicos.
Hoje você tem a internet para descobrir estas coisas, antigamente você era literalmente enganado pela TV GLOBO






Muito Cuidado ao Assistir a TV GLOBO

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Zumbi dos Palmares



Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do 
quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a 
escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.








Fonte: site Sua Pesquisa


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Bandeira


Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado. 







Essa bandeira muito parecida com a do EUA foi a primeira bandeira da república do Brasil, porém ela só ficou sendo a bandeira oficial  por alguns dias, de 15 de novembro até 19 de novembro, e é por isso que no dia 19 de novembro é comemorado no Brasil o dia da bandeira


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"My God, it speaks"

Obtida a patente e completado o desenvolvimento do telefone por Graham Bell, era preciso correr para tentar um lugar na Exposição do Centenário, realizada em Filadélfia, e que fazia parte das comemorações dos 100 anos da Independência dos Estados Unidos.

A exposição é aberta com grandes solenidades no dia 4 de junho, um mês antes da data do centenário da independência americana. É uma grande festa. O Imperador do Brasil, D. Pedro II, iniciara uma viagem histórica, que durará até setembro de 1877, partindo do Rio de Janeiro a 26 de março de 1876, a bordo do vapor Hevelius. Vai a São Francisco da Califórnia. De lá, cruza todo o oeste americano, visita Chicago, Baltimore e chega a Filadélfia para a abertura da Exposição.

À medida que chegavam, pessoas distintas eram mais ou menos saudadas pela multidão, mas, diz o World, a primeira ovação geral e cordial foi para o Imperador do Brasil. Este potentado, que, debalde, tem procurado persuadir os americanos que se deixou a si mesmo no Rio de Janeiro, aproximou-se do estrado dos convidados levando a Imperatriz (Teresa Cristina) pelo braço e seguido pelo Ministro Brasileiro em Washington e dos membros da delegação.

No dia 25 de junho, um domingo quente, o Imperador do Brasil volta à Exposição do Centenário, para uma visita diferente, ou seja, como membro honorário da comissão científica que julgará os inventos, em companhia de algumas celebridades.

Pois bem, nesse domingo, 25 de junho de 1876, D. Pedro II e seus companheiros ilustres da comissão científica passam a tarde percorrendo a exposição e assistindo às demonstrações dos inventos ali expostos. O Imperador sabe que deverá visitar Graham Bell. Mas, como se demorassem na visita aos estandes do setor de eletricidade, o prazo previsto foi-se escoando. Ali pelas 19 horas, todos se preparam para encerrar os trabalhos porque o cansaço é visível na fisionomia dos cientistas. O grupo está perto do pavilhão educacional do Estado de Massachusetts, quando Graham Bell surge ao longe e acena para o Imperador do Brasil. Ambos se cumprimentam com a alegria de amigos e D. Pedro pergunta: "Como vai, senhor Bell? E os surdos-mudos de Boston, como estão?".

Graham Bell responde e convida D. Pedro para que veja o "aparelho elétrico, uma máquina falante que eu gostaria que Vossa Majestade examinasse". Alguém observa que não devem perder tempo "com aquele brinquedo infantil do professor Bell". Mas o Imperador não recua e se dirige ao modesto estande. Todos se aproximam dos aparelhos, enquanto Graham Bell fica numa ponta do fio, no transmissor, a quase 150 metros de distância. A comissão está impaciente e teme um fiasco. De repente, todas as atenções se voltam para D. Pedro, que, com o fone ao ouvido, escuta nitidamente a voz de Graham Bell declamando Shakespeare:
"To be or not to be ..."
 E não se contém, diante daquela maravilha:
Meu Deus, isto fala! ("My God, it speaks!") .

A presença de D. Pedro II conferiu novo sentido e talvez a oportunidade extraordinária que faltava para a promoção do invento.





Fonte: Portal das Curiosidades

terça-feira, 17 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Agora veja o mesmo Collor defendendo o Sarney

Esse Collor é o melhor político do mundo, você deve estar me odiando agora, mas pare pra pensar um pouco tudo o que ele fez e ainda sim está lá no congresso como senador ainda por cima, ou o povo é muuuito burro, ou ele é o melhor político do mundo, das duas uma.


Confira um vídeo do Collor defendendo o Sarney ( assiste o vídeo anterior, onde Collor desce o cacete no Sarney) E da-lhe Pizza




É pra dar muita risada

Olha o Collor aí gente!


Residência Imperial



Com a Independência do BrasilD. Pedro I encarregou das obras do agora Paço Imperial o arquiteto português Manuel da Costa (1822-1826), posteriormente substituído pelo francêsPedro José Pezerát (1826-1831), creditado como autor do projeto em estilo neoclássico do edifício.

O Paço, que tinha apenas um torreão no lado Norte da fachada principal, ganhou outro simétrico, no lado Sul, e um terceiro pavimento começou a ser erguido sobre os dois já existentes. As obras foram continuadas a partir de 1847 pelo brasileiro Manuel Araújo de Porto-Alegre, que harmonizou as fachadas do edifício, seguido pelo alemão Theodore Marx (1857 e 1868). Entre 1857 e 1861 o pintor italianoMario Bragaldi decorou vários dos aposentos interiores.
Após o casamento em 1817, D. Pedro e a Imperatriz, D. Leopoldina, passaram a residir no Paço. Ali nasceram a futura Rainha de Portugal, D. Maria II (4 de abril de 1819), e o futuro Imperador do Brasil, D. Pedro II (2 de dezembro de 1825). Também ali veio a falecer, em1826, a Imperatriz, de parto.
Próximo à Quinta, em um casarão presenteado por D. Pedro I, vivia Domitília de Castro e Canto Melo, Marquesa de Santos, favorita do Imperador, com quem teve vários filhos.
Na Quinta cresceu, foi educado e viveu D. Pedro II. Entre as reformas que este Imperador empreendeu na propriedade conta-se o embelezamento dos jardins, por volta de 1869, com projeto do paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. No Paço nasceu, em 29 de julho de 1846, a Princesa Isabel, filha de D. Pedro II e D. Teresa Cristina.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_da_Boa_Vista#Resid.C3.AAncia_Imperial

sábado, 14 de novembro de 2009

A Proclamação da República


No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
 Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

O Primeiro Presidente do Brasil

Segundo o site Uol.



Marechal Deodoro nasceu na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827 e estudou em escola militar desde os 16 anos. Em 1848, aos 21 anos, integrou as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira e participou ativamente de outros conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.


Ingressou oficialmente na política em 1885, quando exerceu o cargo de presidente (equivalente ao atual de governador) da província do Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência do Clube Militar de 1887 a 1889 e chefiou o setor antiescravista do Exército. Com o título de marechal, Deodoro da Fonseca proclamou a república brasileira no dia 15 de novembro de 1889 e assumiu a chefia do governo provisório.

A primeira constituição republicana estabelecia que as eleições no Brasil seriam diretas e que o presidente e seu vice seriam eleitos pelo voto popular. Entretanto, determinava também que, em caráter excepcional, o primeiro presidente e o primeiro vice seriam eleitos indiretamente, isto é, pelo Congresso Nacional. Foi o que aconteceu. No dia seguinte à promulgação da Constituição, o Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.

O governo do Marechal deveria terminar em 1894, mas o período registrou sérios problemas políticos e econômicos. A política econômica, que tinha como ministro da Fazenda Rui Barbosa, foi marcada pelo "encilhamento", que se caracterizou pelo incentivo à emissão de moeda por alguns bancos e pela criação de sociedades anônimas. Como resultado, houve forte especulação financeira e falência de bancos e empresas.

A formação de um novo ministério liderado pelo barão de Lucena, político vinculado à ordem monárquica, a tentativa de centralização do poder e às resistências encontradas no meio militar conduziram o país a uma crise política, que teve seu ápice na dissolução do Congresso Nacional. Ao mesmo tempo crescia no meio militar a influência de Floriano Peixoto, que também fazia oposição a Deodoro juntamente com as forças legalistas que levaram à renúncia de Deodoro da Fonseca em 23 de novembro de 1891.

A Proclamação da República - Hit´s do Chico

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta -feira 13 e sua origem



Há muito tempo, certos dias ou épocas do ano são compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. Como se não bastasse isso, o cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data.


Contudo, poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.

Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Professor de História



Hoje eu sou professor de uma escola muito tradicional em Blumenau, o colégio D. Pedro II e se eu cheguei até eu dou graças a Deus há muitos professores que eu tive, pois tudo o que você faz na vida tem um sentido ou alguma influência externa, no meu caso foi sem sombra de dúvidas uma influência de outro professor, se hoje eu sou o que sou, eu agradeço muito ao professor Dovimar (foto) que leciona no colégio Hercilío Deeke em Blumenau -SC já há muitos anos.


Nunca havia lhe falado sobre tal assunto e pretendo falar logo que devo muito a ele grande mestre, somente por isso coloco esta singela homenagem a esse grande professor de história.


Temos mania de lembrar somente dos professores perversos e que pegavam no nosso pé todos os dias, porém quando temos um professor "gente boa" avacalhamos muito com ele e não damos o  valor que ele merece. Lembre-se que sem o professor você não estaria lendo esta mensagem e com certeza foi bem melhor aprender com um professor/ professora "educado" do que um gritava em seu ouvido.


Valeu Dovi!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Anuncio da Ministra da Fazenda Zelia do confisco das poupanças no governo collor

VOTE 26!

Silvio Santos vêm aí

É ele já foi candidato e candidato a presidente!

Ó u Lula aí ó

Nereu Ramos

O único presidente do Brasil catarinense, governou por pouco tempo de novembro de 1955 até até janeiro de 1956, ou seja bem pouco tempo mesmo.



Em 11 de novembro de 1955, quando o então presidente Carlos Luz foi deposto, Nereu Ramos assumiu a presidência da República já que, na ausência do vice-presidente, o papel cabia ao vice-presidente do Senado. Ao ser declarado o definitivo afastamento de Café Filho, de quem Carlos Luz era vice, a Câmara dos Deputados votou a favor de Nereu Ramos como presidente até que Juscelino Kubitscheck tomasse posse.

Em 1956, assumiu o ministério da Justiça e Negócios Interiores, pediu exoneração em 1957 e retornou ao Senado. Morreu em um desastre aéreo em Curitiba, em 16 de junho de 1958.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

E os meus cabelos quanta diferença..

Propagandas dos anos 70 - Brasil


Comício da Central do Brasil 1964

Falava-se em reforma agrária desde do tempo do Jango e até agora nada


O Rei do Cangaço

Reportagem sobre o Reio do Cangaço, Lampião, o terror do Nordeste nos anos 30 do século passado




Brasil dimensões, população e fronteiras.

Monte Caburai


Arroio Chuí




Ponta do Seixas

Serra do Contamana



O Brasil é quinto maior país do mundo em extensão e ocupa uma área de 8.547.403 km2 no planeta Terra, tem a quinta maior população do mundo com cerca de 190 milhões de pessoas.





O território brasileiro representa 6% das terras emersas do globo;
Ocupa 20,8% do continente americano, 0 que lhe garante 0 3º lugar, antecedido por Cana dá e Estados Unidos.
Ocupando 47,7% da área da  América do Sul, é o maior país seguido por Argentina (2.780.272 km2), Peru (1.285.216 km2) e Colômbia (1.141.748 km2).



O Brasil e cortado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo Tropico de Capricórnio. Possui 93% do seu território no hemisfério sul e 92% na zona tropical.
Os limites territoriais do Brasil totalizam 23.086 km, dos quais 7.367 km são de litoral com o Ocea no Atlântico e 15.719 km de fronteiras com os países da América do Sul, com exceto com Chile e do Equador.



As distâncias máximas entre os pontos extremos norte e sul (4.394 km) e leste e oeste (4.319 km) são enormes e quase equivalentes.