quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vestibular Uma Praga Brasileira


Estranho o título? Pra mim não, sabe por que?

Pense comigo eu e você estudamos desde o primeiro ano até o terceiro ano do ensino médio e você sempre foi melhor aluno do que eu, com uma média oito, teve um bom comportamento, nunca ficou em recuperação durante todo o período escolar; já eu fui um aluno mediano, fiquei várias vezes em recuperação, perturbei a paz de vários professores e obtive uma média cinco durante o período escolar.

Fomos juntos fazer o vestibular (que na minha opinião é a maior injustiça do mundo) eu passei para a universidade federal e você reprovou. Acho injusto? Isso acontece todos os dias no Brasil, excelentes alunos jogam fora toda a sua dedicação, porque o Brasil tem o maldito vestibular, onde qualquer um (lembra do mendigo?) pode passar, não precisa ser bom aluno e nem tirar notas boas. Não é a toa que hoje a educação no nosso país é uma porcaria, pois ela não valoriza os bons alunos e sim os sortudos.

O cara ruim passa, o cara bom vai para uma instituição particular (muitas vezes somente criadoras de diplomas) e toda aquele talento e dedicação é jogado fora. É claro que aquele aluno ruim pode se tornar um bom profissional, mas você acha justo?

Isso vai continuar acontecendo enquanto não for adotado no Brasil um sistema onde o bom aluno entra nos melhores cursos e aluno ruim vai ter se virar em outra instituição, ou seja devemos extinguir o vestibular no Brasil.


O problema é que foi criado aqui no nosso país a máfia do vestibular, analise quantas escolas são dedicadas somente para esse tipo de ensino, que é uma mentira, pois eles ensinam tudo que você já sabe e você ainda acha o máximo ver aquele professor de cursinho contando piada e tocando violão.

Só criei esse post, porque vejo muitos alunos bons passarem no vestibular, porém vi muitos (muitos mesmo) ficarem no meio do caminho.