sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Quais os inventos brasileiros mais populares?

Tiago Jokura
Extraído da Super Interessante

Bina
Como foi criado: Saber a procedência de uma chamada era impossível, até que, em 1982, Nélio José Nicolai percebeu que a solução não estava no detector, mas nas centrais telefônicas e criou o B (o que recebe a chamada) Identifica o Número A (que a originou).
Como ganhou o mundo: A Bell, empresa canadense, enviou técnicos ao Brasil e convidou Nélio para reuniões. Em 1986, lançou o Bina violando a patente brasileira. Hoje, a tecnologia é usada em todo mundo.

Walkman
Como foi criado: Em 1977, entre uma festa e outra, o filósofo Andreas Pavel decidiu "levar o som para dentro do tímpano" e não incomodar ninguém com sua escolha musical. Ele modificou dezenas de fones de ouvido e gravadores até montar o aparelho.
Como ganhou o mundo: Em 1979, a Sony lançou o Walkman – sucesso mundial que atropelou as patentes internacionais de Andreas. O brasileiro, nascido na Alemanha, só foi indenizado e reconhecido em 2004.

Relógio de pulso
Como foi criado: Em 1904, a princesa Isabel deu ao aviador Santos Dumont, uma medalha de São João Batista e amarrou-a no pulso dele, para não atrapalhar nos vôos. Ele gostou da idéia e, em vez de continuar amarrando o relógio de bolso no braço com um lenço para contar os minutos no ar, encomendou o primeiro modelo de pulso a Louis Cartier.
Como ganhou o mundo: Na 1a Guerra Mundial, soldados usaram relógios similares. Logo depois, eles se popularizaram.

Cartão telefônico indutivo
Como foi criado: Os primeiros protótipos, feitos de papelão, foram produzidos na casa do engenheiro Nelson Guilherme Bardini, em 1976. Um dos métodos consistia em prensar um pedaço de solda em uma máquina de fazer macarrão.
Como ganhou o mundo: Diversas empresas, em várias partes do mundo, interessaram-se pelo sistema, considerando especialmente o baixo custo e a simplicidade na utilização.